Idéias Molhadas

domingo, 29 de agosto de 2010 0 comentários

Hoje é um daqueles dias em que você fica olhando pela janela e descobre que você não tem nada para fazer. E é nesses dias que o seu cérebro começa involuntariamente a trabalhar. É uma tarde fria dessas, onde você fica olhando pra chuva cair e começa a imaginar o tudo e o nada. E uma gota cai na sua janela e você começa a se perguntar o que é aquela gota. Água caindo do céu. Do céu! Sendo que o mar, os lagos, a água da torneira, estão todos aqui, em terra firme. Não é algo meio incrível?

Quero dizer, água é uma coisa tão nada e tão tudo. Não tem cheiro, não tem gosto, não tem cor, mas mesmo assim, nosso planeta não sobrevive sem ela, nosso corpo não sobreviveria sem ela. Não dá para lavar os pratos sem água, não dá para tomar banho sem água, não da para lavar o carro, o banheiro, a roupa, o quintal. Não teria praia nem piscina, não teria arroz nem feijão. Sem água o mundo pararia.

Como pode uma coisa tão nada ter tanta importância pra tanta gente? E como pode ter gente que joga água fora? Tudo bem, eu não sou o tipo super poupador, mas imagina o mundo sem água? Sem água MESMO.

Imagino que seria um lugar como naquele filme da Sandy e do Junior, um deserto sem fim. Areia para um lado, areia para o outro. As pessoas seriam secas. Magras feito um bicho pau, murchas. E mal humoradas. É, porque se falta água um dia aqui em casa as pessoas ficam reclamando o dia inteiro, porque o calor, a falta de banho, ficar suado, melado, grudento irrita! Agora você imagina isso pro resto da sua vida? Ouvindo as pessoas reclamando de não ter água para limpar a casa, os pratos, o rosto. Comida, não ia ter, até mato precisa de água. A gente ia ter que comer areia. É, porque o resto todo precisa de água, desde a minhoca até o boi, imagina você criar um boi sem água?

Viver sem água deve ser uma coisa extremamente horrível. Não só horrível, mas seria algo impossível. Impossível mesmo. Se você não consegue arrumar nada para comer, como você vai sobreviver? Chega a ser preocupante. Mesmo. Imaginar uma vida sem água já é difícil, quem dirá viver assim? Muitas pessoas não devem perceber isso porque água é uma coisa que não falta para elas. Mas o que eu quero dizer é: muita gente não presta atenção na água que está consumindo.

Não do tipo:

- Ah, esta água está suja. - Não.

Do tipo:

- Para onde será que vai essa água que eu estou usando?-

A gente sempre escuta na televisão campanhas para ajudar as pessoas passando fome, mas raramente se vê campanhas para ajudar a entregar água às pessoas que estão sem. Quer dizer, de que adianta dar um quilo de feijão para uma pessoa morta de fome se ela não tiver água para cozinhar? Ela vai comer os caroços duros?

A chuva agora apertou, as pessoas na rua estão andando apressadas, cada uma de um jeito. Elas procuram um lugar para se proteger da chuva, e eu aqui olhando pra elas, protegido, falando co meus botões... Será que essas pessoas sabem o que é ficar sem água? Será que elas já passaram por algum aperto por não terem com o que cozinhar? Será que alguém tem MESMO consciência do que está fazendo? Até mesmo quem poupa, será que sabe por que está poupando água? Ou simplesmente poupa porque está na moda ser ecológico?

Acho que viver em um mundo sem água não é possível mesmo, porque se fosse possível, não tem porque só ter água AQUI. De todos os planetas do sistema solar, só aqui tem água. Se a água fosse mesmo sem importância, teria vida em Marte, em Júpiter...

Sem falar que..

- Ô garoto, para de viajar aí e vem comer, minha mãe já botou o jantar na mesa. – Minha irmã falou emburrada. Respirei fundo. Garota chata. Olhei mais uma vez para a chuva que caia e entrei.

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Escreve-se | TNB